Bunge fecha parceria inédita com Orbia para negociação digital de grãos

Parceria inaugura uma nova forma de comercializar grãos, 100% online, e está alinhada às estratégias da Bunge de transformação digital e de aumento de sua capilaridade de originação

Em um movimento pioneiro e inovador, a Bunge, uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do mundo, firmou parceria com a Orbia, o maior marketplace de insumos agrícolas do Brasil, para comercialização de commodities em ambiente totalmente digital. Com a entrada na plataforma da Orbia, a Bunge abre caminhos para um formato inédito de originar grãos, tornando-se a primeira trading no Brasil a realizar essa operação.

 

 

“O agronegócio sempre foi muito inovador da porteira para dentro e, agora, a Bunge está liderando o movimento de modernização dos processos de comercialização e transporte da porteira para fora. Com essa parceria, estamos revolucionando a forma de fazer negócios para responder às demandas na velocidade que o mercado requer, nos preparando para o futuro, investindo em ações que nos colocam à frente no processo de inovação do setor”, comenta o diretor de Originação da Bunge, Roberto Marcon.

 

 

A Orbia reúne a possibilidade da compra e venda de insumos, comercialização de commodities e programa de pontos, de forma a acompanhar a jornada do produtor, desde o planejamento da produção até a comercialização da sua safra. Assim, o produtor rural tem uma experiência completa e única, por meio de uma ferramenta totalmente digital, amigável e intuitiva. A plataforma possui 170 mil usuários, o que corresponde a 70% da área plantada no país, e 117 canais de distribuição cadastrados.

 

 

Com essa parceria, a Bunge aporta seu conhecimento em commodities, administração de risco e força logística à plataforma, além de tornar a Orbia o marketplace com o maior footprint de silos e fábricas de processamento de soja no país. “Nossa missão é conectar os produtores rurais a uma rede ampla para facilitar os seus processos. Já vínhamos cumprindo com esse objetivo dada a nossa presença nacional e a relevância da nossa solução, evidenciada pelo maior programa de coalizão do agronegócio e a consolidação da nossa liderança na comercialização digital de insumos agrícolas. Contar agora com a expertise de mais de 200 anos da Bunge na comercialização global de grãos reforça a nossa proposta de valor”, afirma o CEO da Orbia, Ivan Moreno.

 

 

No caminho rumo à transformação digital, a Bunge vem investindo em uma série de soluções tecnológicas dentro de seu negócio principal, antecipando-se à nova dinâmica do futuro dos negócios. “Recentemente, lançamos o aplicativo Vector, ferramenta que possibilita a digitalização de todo o processo de contratação de frete rodoviário para o transporte dos grãos da empresa, por meio de um aplicativo que agiliza o processo e reduz a necessidade de interação direta na negociação. Além disso, juntamente com outras tradings, somos fundadores da Covantis, iniciativa dedicada a implementar o blockchain no comércio global de commodities, cujo intuito é melhorar a velocidade e segurança tecnológica nas operações de exportação. Ao atuarmos de forma digital nas frentes de Originação, Logística e Exportação, com Orbia, Vector e Covantis, respectivamente, estamos revolucionando as bases do nosso negócio, liderando as mudanças tecnológicas do setor”, afirma Júlio Garros, Vice-Presidente Global de Transformação de Negócios, Serviços Compartilhados e TI da Bunge.