Atvos apresenta em visita as boas práticas para prevenção de incêndios em canavial.

Ações de prevenção contra incêndio da Unidade Santa Luzia são destaque no 7º Wildifire. Participantes do evento conhecerão programa de Prevenção e Combate a Incêndios.

A campanha ‘Juntos pela Comunidade contra Incêndios’, promovida pela Unidade Santa Luzia da Atvos (MS), foi um dos cases selecionados com destaque pela 7ª Wildfire – Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais promovida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em conjunto com o IBAMA e com o Ministério do Meio Ambiente, que acontece entre 28 de outubro a 1º de novembro no Centro de Convenções Gil de Camillo, em Campo Grande (MS). A conferência contará com gestores, autoridades, pesquisadores e brigadistas de diversas nacionalidades com o objetivo de trocar conhecimento.

Os participantes do evento poderão conhecer as iniciativas da Atvos em prevenção e combate a incêndios em canavial em uma visita prática na Unidade Santa Luzia. Durante a demonstração será apresentado como é feito o monitoramento climático, acompanhado por uma simulação prática de combate a incêndio com líquido retardante, além de uma demonstração dos equipamentos de segurança (EPI’s e EPC’s) e procedimentos.

A Atvos adota diretrizes e protocolos para a segurança das operações que contempla um procedimento específico (Requisitos de Atividades Críticas — RAC de incêndios agrícolas) para prevenção e combate de incêndios. A unidade conta com uma brigada dedicada, com profissionais preparados para atuar nas ocorrências. Além disso, cada frente de colheita tem um caminhão agribomba próprio, com brigadistas e socorristas treinados.

Entre as práticas de prevenção de incêndios destacam-se: limpeza dos carreadores, realização dos aceiros nas máquinas antes da realização de 100% das manutenções dos equipamentos que requerem ferramentas com fonte de ignição, limpeza a seco e lavagem diária das colhedoras. Um monitoramento permanente é feito da temperatura dos rodantes das colhedoras e das variáveis ambientais a fim de detectar a proximidade da condição chamada de “triângulo de emergência”.

Além disso, a empresa participa do Plano de Auxílio Mútuo Emergencial (PAM), grupo formado por empresas, governo e comunidade para auxiliar de forma integrada no atendimento emergencial a incêndios e queimadas tanto nas instalações das unidades da Atvos como em ocorrências nas regiões no entorno. Pessoal treinado, materiais e equipamentos são disponibilizados para apoio emergencial.

“Compartilhamos na Conferência a importância de trabalhar em conjunto com a comunidade local para evitar focos de incêndio. Conscientizamos e orientamos estudantes, educadores e produtores rurais”, afirma Leonardo Mendes de Oliveira, gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da unidade.

Ao todo, participaram da campanha “Juntos pela comunidade contra incêndio” mais de 1.800 alunos e professores de escolas municipais e estaduais, oito escolas da zona rural tiveram projetos de ciências, produtores rurais e locais receberam materiais informativos com canais para relatar focos de incêndio e as rádios locais e comunitárias receberam conteúdo exclusivo da Atvos sobre o tema.

Sobre a 7ª Wildfire – Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais
A Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais ocorreu pela primeira vez em 1989 com o objetivo de trocar conhecimentos entre profissionais de todas as nacionalidades ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais. Desde então, o evento é realizado para estimular a troca de experiências e conhecimentos relacionados a incêndios florestais: políticas públicas, pesquisa, manejo do fogo, etc. A Wildfire também busca fortalecer as habilidades de cada nação para a redução de impactos dos incêndios florestais sobre a vida humana e o meio ambiente, além de discutir os benefícios ecológicos e ambientais do fogo em áreas dependentes ou tolerantes e seu uso controlado para fins agrossilvipastoris. O ICMBio, juntamente com o IBAMA e com o MMA, é parte integrante da comissão organizadora desta edição da Conferência, conforme instituído pela Portaria nº 409, de 27 de outubro de 2017.

As inscrições para a 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire) são limitadas e devem ser feitas na página oficial do evento: https://www.ibama.gov.br/wildfire2019

Sobre a Atvos
A Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, atua de forma integrada na produção e comercialização de etanol, açúcar VHP e energia elétrica desde 2007 no Brasil. A empresa tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, 700 mil toneladas de açúcar VHP e 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana-de-açúcar. Com mais de 10 mil integrantes, a Atvos consolida cinco polos industriais localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.