3 razões para substituir adubações nitrogenadas na cana.

A soma dos fatores gera rentabilidade para o bolso do canavicultor e ganhos ambientais para toda a sociedade.

 

 

Todo produtor de cana-de-açúcar sabe que o nitrogênio mineral é indispensável ao manejo da nutrição de plantas. Será? Estudos recentes apontam que as adubações nitrogenadas minerais podem ser substituídas por tecnologias mais eficazes que reduzem custos, simplificam processos e aumentam expressivamente a produtividade do canavial.

 

 

Fertilizantes nitrogenados minerais começaram a ser conhecidos pela agricultura mundial após a 2ª Guerra e, no Brasil, as lavouras começaram a conhecê-los na segunda metade do século XX. Entretanto, o seu manejo agrícola aconteceu sob forte influência dos países temperados que desenvolveram essa solução. Assim, o uso do N-mineral na agricultura chegou ao Brasil como os melhores ajustes para performar nas condições tropicais.

 

 

“Desde que saibamos estimular a microbiota do solo, que é efetivamente quem transforma o nitrogênio do ar em amônia e depois a transforma em nitrato, podemos favorecer o suprimento natural de nitrogênio à planta e na hora que ela precisa, fato que quase sempre não acontece com o manejo do nitrogênio mineral”, conceitua o Engenheiro Agrônomo Flávio Pompei, diretor industrial e responsável técnico da EUROFORTE.

 

 

A EUROFORTE é detentora de tecnologias exclusivas que, além de possibilitar a substituição das adubações nitrogenadas minerais da cana-de-açúcar, resulta em ganhos expressivos de produtividade.

 

 

O BVBOOSTER é uma dessas tecnologias para nutrição de plantas, composta por um conjunto de micronutrientes e aditivados com a exclusiva tecnologia do BIOAMAC, um conjunto de nutribióticos sinérgicos que, no solo, estimula a microbiota, melhora a absorção radicular de nutrientes e estimula a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN).

 

 

Com o BVBOOSTER as adubações habituais com N-mineral podem ser totalmente dispensadas e, além disso, a lavoura ganha aumentos da produtividade de colmos e de açúcar:

 

 

Mais vigor no desenvolvimento da rebrota;
Maior longevidade da lavoura;
Aumenta e aprofunda o sistema radicular;
Turbina a microbiota do solo e a FBN;
É aliado do Renovabio, favorecendo a obtenção de CBIOs;
Promove ganhos robustos de TAH;
Simplifica operações no campo;
Aumenta os rendimentos operacionais;
Elimina quase 2/3 da movimentação habitual de fertilizantes sólido NPK;
Resulta em maior lucratividade da produção.

 

 

Na proposição de procedimentos mais eficazes para maximizar a produtividade, elencamos pelo menos 3 razões fundamentais para você eliminar as adubações da cana com N-mineral e substituí-las pela aplicação do BVBOOSTER. Confira!

 

 

Sustentabilidade ambiental
Além da excelência dos resultados, BVBOOSTER é uma ferramenta aliada do Renovabio e confirmada pela pesquisa como totalmente segura para plantas, sem quaisquer riscos para pessoas e animais. Na comparação com média com 100 kg de N-mineral por hectare, cada 11.000 litros de BVBOOSTER evitam a emissão de 1.100 de toneladas CO2 para atmosfera, contribuindo para a geração de mais créditos de CBios.

 

 

Segundo o pesquisador científico e doutor em agronomia, Heitor Cantarella, o processamento biológico do nitrogênio mineral no solo constitui um dos principais agentes que favorecem a emissão de gás CO2 para atmosfera. Durante esse processamento, cada quilograma de N-mineral – como radicais amônio e outros derivados nitrogenados, gera pelo menos 8 kg de CO2 e 10 g de óxido nitroso. Cada quilograma de óxido nitroso gera 300kg de CO2 para atmosfera. Assim, o uso habitual de 100 kg N-mineral/ha geram 800 kg de CO2/ha a partir do processamento do nitrogênio, e mais 300 kg de CO2 a partir do óxido nitroso completando, portanto, 1,1 toneladas de CO2 por hectare.

 

 

A aplicação do BVBOOSTER é a solução da EUROFORTE que substitui essa adubação convencional com N-mineral, porque ao estimular a microbiota do solo e a FBN assegura maior produtividade ao canavial.

 

 

Economia
Aproximadamente 70% do custo final do açúcar e do etanol provém da área agrícola e as adubações nitrogenadas representam os maiores custos das adubações de cada safra.

 

 

Ao lado desse fato, a comparação econômica é simples: o investimento com BVBOOSTER corresponde a aproximadamente 60% do valor total pré-orçado de N-mineral, e pode ser aplicado em conjunto com outros insumos, o que representa economia nos tratos culturais, especialmente na cana soca.

 

 

Produtividade
A substituição dos nitrogenados minerais pelo BVBOOSTER melhora o vigor e desenvolvimento da rebrota, garante lavouras mais saudáveis, com ganhos expressivos na ATRh e TCH. Resultados dos últimos 8 anos de pesquisa em mais de 8 mil hectares de canaviais comerciais mostram que, além de substituir completamente o nitrogênio mineral da soca, o BVBOOSTER promove estímulos da microbiota do solo que resultam em maiores produtividades.

 

 

Quem usou, comprova!
Nos últimos 3 anos, o canavicultor Celso Torquato Junqueira Franco utiliza o BVBOOSTER e revolucionou o manejo dos canaviais de suas Fazendas Barreiro e Diamante, região de Morro Agudo, SP. Além disso, a adoção do Programa Nutricional da EUROFORTE garantiu produtividades de três dígitos e média de mais de 16 TAH.

 

 

“Em 2018 experimentei o BVBOOSTER em uma área de teste e os resultados surpreenderam. Comecei com 20 hectares na expectativa de ter um empate em produtividade, o que já seria uma grande vantagem em redução de custos e impacto ambiental, tendo em vista o Renovabio. Para nossa surpresa, esse teste gerou resultado positivo em produtividade. Em 2019 expandimos o uso para 415 hectares em áreas diferentes e os resultados continuaram muito positivos. Ainda mantemos pequenas áreas de nitrogênio mineral para fazermos a comparação e estamos aguardando ansiosos a colheita final para analisar e comprovar a sustentabilidade e rentabilidade da tecnologia”, avalia o canavicultor.

 

 

Substitua a aplicação de N-Mineral agora!
Decole a produtividade da sua lavoura. Conte com o BVBOOSTER e conheça o programa avançado para nutrição de plantas da EUROFORTE, que garantirão resultados surpreendentes de produção de sua lavoura.