Dia Mundial do Meio Ambiente: Alunos de escola pública de MG visitam a usina de cana-de-açúcar

 Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05), alunos da Escola Municipal Tarcila Neves da Costa, de Santa Juliana, região do Triângulo Mineiro, visitaram a usina da Bunge Açúcar & Bioenergia localizada na região. No passeio, cerca de 45 crianças puderam conferir a produção de cana-de-açúcar sustentável e aprenderam sobre a importância da preservação ambiental.   

Para garantir a segurança dos visitantes, todo o percurso foi realizado dentro de um ônibus e acompanhado pela equipe de Segurança e Meio Ambiente da Usina Santa Juliana. Os estudantes conheceram o setor industrial e como funciona a produção sustentável de açúcar, etanol e energia desde a moagem da cana-de-açúcar até a produção final. Logo após, as crianças foram apresentadas à área de Reserva Legal da unidade, onde receberam dicas valiosas sobre reflorestamento, conservação da vegetação nativa e como cuidar do meio ambiente. 

De acordo com Gustavo Negreiros, Gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bunge Açúcar & Bioenergia, a visita foi uma maneira diferente de chamar a atenção da população para o tema. “Todo ano levamos o assunto para as escolas, mas neste buscamos mostrar na prática que com atitudes simples podemos transformar o planeta”, explica.   

A Bunge Açúcar & Bioenergia possui no seu calendário ações socioambientais e o compromisso de preservar o meio ambiente. A colheita da cana-de-açúcar, por exemplo, é 100% mecanizada, ou seja, a companhia não queima a matéria-prima para colher e com isso, reduz emissões atmosféricas. Entre outras práticas para reduzir o impacto ambiental de suas atividades estão projetos de conservação de solo para evitar erosão durante plantio e colheita, monitoramento dos recursos hídricos, emissões atmosféricas, fauna e flora, além do tratamento de água e efluentes.